LA BAMBA NA VIOLA? - QUANDO EU ENTENDI ESSE CONCEITO TUDO FEZ SENTIDO - STOCK'S MUSIC VIOLA

LA BAMBA NA VIOLA? - QUANDO EU ENTENDI ESSE CONCEITO TUDO FEZ SENTIDO

em 20 de abril de 2022

 

LA BAMBA NA VIOLA? QUANDO EU ENTENDI ESSE CONCEITO TUDO FEZ SENTIDO

     Olá, é sempre muito bom ter você aqui no Blogger. Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Nessa aula eu vou te explicar o solo da música La Bamba que é muito famosa, e ainda eu vou usar esse solo para te mostrar um conceito que quando eu entendi isso, tudo começou a fazer sentido na música pra mim. Eu também vou te explicar a progressão dos acordes e do ritmo dessa canção, então pegue sua viola que a aula de hoje promete muita coisa boa!

LA BAMBA - SOLO DA INTRODUÇÃO

     O tom original dessa música é dó maior, porém, para a viola caipira eu adaptei tudo para a afinação de cebolão mi maior e o tom também ficou em mi maior. Inicie no quinto par tocando solto, em seguida na casa 2 e na casa 4, uma vez cada nota. Agora toque o quarto par solto e na segunda casa. Depois o terceiro par solto e na primeira casa. Vá para o segundo par, toque na segunda casa e agora solto, acompanhe na tablatura:

     Na sequencia toque o quinto par solto, depois na casa 4. Toque o quarto par na casa 2. Toque duas vezes no terceiro par na casa 1 e uma vez solto. Volte para o quarto par, toque na casa 2 e também uma vez ele solto. Veja na ilustração como ficou essa parte:


     Para finalizar toque o quarto par na segunda casa. O terceiro par toque solto e depois na casa 1, e no segundo par toque na casa 2 e em seguida solto. Essa última parte, se você observar, vai perceber que são as mesmas notas do início a partir da casa 2 no quarto par. Ficou assim, veja:


LA BAMBA - PROGRESSÃO DOS ACORDES E DO RITMO

     Eu já vou te explicar o conceito que eu te falei lá no início da aula, mas antes disso, eu quero te explicar a progressão dos acordes e do ritmo para que você consiga tocar a música completa. Essa música possui uma única sequencia de acordes, que juntando essa sequencia formará também o ritmo da música. Você deverá repeti-la na música inteira, acompanhe como ficou:

     Bem, os acordes são esses, mi maior, si maior e lá maior de pestana. Em cada acorde você deverá tocar com a mão direita seguindo o sentido das setas. Então no acorde de mi, toque duas para baixo e uma para cima. No acorde de lá toque uma para baixo, uma para cima e uma para baixo. Já no acorde de si, como vamos permanecer um tempo maior nele, teremos mais batidas. Toque duas para cima, uma para baixo, uma para cima. E ainda, mais uma para cima, uma para baixo e uma para cima.

EXPLICANDO O CONCEITO:

     Quando eu comecei a tocar, ainda no violão, não existia essa enorme quantidade de conteúdo que temos hoje, a gente aprendia muito tocando com outras pessoas que também tocavam o mesmo instrumento. Certa vez cheguei na escola e um colega meu estava tocando o solo da música La Bamba, no violão ainda, e eu como tinha assistido aquele belíssimo filme, fiquei louco para aprender esse solo.

     Então ele me passou, e eu passei a praticá-lo incansavelmente até conseguir tocar no tempo da música. O fato é que conforme eu ia praticando, pude perceber que ali havia uma sequencia de notas, e que conforme eu ia tocando, essa sequencia tornava-se com um sentido bem harmonioso. "Eureca", rs rs... Eu tinha acabado de descobrir o que no futuro eu via a confirmar que era uma escala.

     No violão era uma escala de dó maior, e depois disso eu consegui perceber que em todos os solos que vamos tocar é sempre em cima de uma escala. Bem, concluindo, eu vou te passar aqui um desenho da escala vertical de mi maior em uma corda. Caso você se interesse mais pelo assunto, no meu Método de Viola Caipira eu Explico Muito Mais Sobre Isso, CLIQUE AQUI E CONFIRA! 

 

ESCALA VERTICAL DE MI MAIOR 


     Eu recomendo que você pratique essa escala saindo da nota mi (quarto par solto) descendo e subindo finalizando na nota mi novamente (quarto par solto). Praticando dessa forma seu ouvido vai começar a se acostumar com a sonoridade da escala maior, e também você poderá perceber que os sons possuem um início e fim. Somente depois disso acrescente as notas no quinto par.


CONCLUINDO

     Logo abaixo eu vou estar deixando a cifra completa com a tablatura e a escala, além da vídeo aula que vai te auxiliar muito nessa explicação. Logo abaixo no campo dos comentários escreva qual está sendo a sua maior dificuldade no seu aprendizado sobre a viola caipira. Quem sabe eu poderei preparar um conteúdo como esse baseado nas suas dúvidas. Se gostou dessa aula, deixe seu like, mostre essa aula para outras pessoas que também gostam desse tipo de conteúdo. Um abraço e boas violas, valeu!

LA BAMBA - VÍDEO AULA


LA BAMBA - CIFRA COMPLETA E TABLATURA



CONHEÇA UM REPERTÓRIO COM MUITAS MÚSICAS FAMOSAS DE VIOLA PARA VOCÊ TOCAR COM SEUS AMIGOS, CLIQUE AQUI

 



 

EBOOK DE VIOLA CAIPIRA 45 CIFRAS COM TABLATURAS DIGITAIS - CLIQUE AQUI E ENTENDA

 


 

APRENDA VIOLA CAIPIRA GOSPEL E TOQUE AS SUAS MÚSICAS FAVORITAS, CLIQUE AQUI E VEJA  

 


 

JÁ BAIXOU MEU EBOOK DE VIOLA CAIPIRA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA MESMO AQUI

 


 

2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Olá Alex , bom dia
    Poderia chamar essa escala de escala diatônica,à menos que eu esteja equivocado,é uma sequência de notas corda a corda, interessante, valeu a explicaçãoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escala diatônica é uma escala de sete notas (heptatônica), com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal específica.

      Na nossa aula eu passei um "desenho" de uma escala PENTATÔNICA menor, ou seja, apenas cinco notas. Muito obrigado pelo seu comentário. Abraço!

      Excluir



Topo