fevereiro 2022 - STOCK'S MUSIC VIOLA

VÍDEO AULA: BAIANO NO CÔCO (TIÃO CARREIRO E PARDINHO) - SOLO DE VIOLA

em 23 de fevereiro de 2022

 

VÍDEO AULA: BAIANO NO CÔCO (TIÃO CARREIRO E PARDINHO) - SOLO DE VIOLA

     Saudações caipiras a você violeiro, a você violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Essa aula faz parte do quadro atendendo a pedidos e a sugestão desse mês é sobre o solo de introdução da música Baiano no Côco da dupla Tião Carreiro e Pardinho, aliás esse solo é um dos mais lindos da música caipira, então fique comigo até o final dessa aula para que você também possa tocá-lo, pegue a sua viola e vamos lá!

 

SOLO DA INTRODUÇÃO - PRIMEIRA PARTE:

     O primeiro passo a ser feito é tocarmos o quinto par solto e em seguida o segundo par também solto. Depois disso, vamos passar pelas notas do acorde de si com sétima, fazendo um arpejo com as notas desse acorde, use o desenho da "escadinha" para dar certo. 

B7

     Antes de chegar no primeiro par, toque no primeiro par na segunda casa, mantenha o dedo 1 na segunda casa e vá para a quinta casa, toque e puxe a corda para baixo para fazer um ligado.

     Feito isso, toque o segundo par solto, depois o segundo par na quarta casa e novamente o segundo par solto. Quando você chegar no terceiro par, você deverá tocá-lo na primeira casa e novamente faremos um ligado, só que agora você deverá puxar a corda para baixo e soltá-la, ou seja, é um ligado com corda solta. Depois toca o quarto par na segunda casa e o quinto par solto.



     Daqui pra frente, essa parte irá repetir todos os passos feitos anteriormente, porém, você não tocará no quinto par, pois você já tocou nele, então você deverá seguir do segundo par em diante, até terminar toda essa parte. Abaixo vou deixar a tablatura dessa primeira parte.


 

SOLO DA INTRODUÇÃO - SEGUNDA PARTE: 

     Nessa parte siga tocando nas casas conforme mostra a tablatura. A grande dica aqui é que quando você for fazer os arrastes, mantenha pressionado o quinto par e o quarto par, para que eles soem em dueto. Esse procedimento vai servir tanto das casas quatro e dois para a cinco e sete, quanto da cinco e sete para a quatro e cinco, e também da quatro e cinco para a seis e sete. 


     As imagens acima ilustram o posicionamento da mão esquerda referente ao arraste das casas dois e quatro para as casas cinco e sete.

     Agora as imagens acima ilustram o arraste casa casas cinco e sete para as casas quatro e cinco, lembrando que todos esses arrastes são feitos no quarto e quinto par.


     E finalmente, essas imagens acima exemplificam o arraste das casas quatro e cinco para as casas seis e sete. Para você finalizar o solo de viola da introdução agora basta seguir as casas da tablatura, tocando o quinto par solto, o quarto par na segunda casa fazendo um arraste para a casa sete e em seguida toque o quinto par solto e o quarto par na casa sete. Prontinho, agora é só praticar bem para executar o solo no tempo. Vou deixar a tablatura dessa segunda parte abaixo.
 

 

CONCLUINDO

     Para concluir siga os passos e em primeiro lugar, memorize bem as casas no braço da viola. Pratique separadamente as partes em que você sente que possui mais dificuldade. Também defina o posicionamento dos dedos da mão esquerda e pratique sempre da mesma forma, assim, você conseguirá evoluir seu solo com mais rapidez.

     Logo abaixo segue a vídeo aula e a cifra completa com a tablatura para você poder tocar e cantar essa canção. Na vídeo aula ainda não deixe de assistir o solo da tablatura digital rodando, pois  ela irá ajudar a você a entender os tempos das notas na tablatura. E aí? Você conseguiu aprender esse solo? Comente no final desse post, deixe suas dúvidas ou sugestões para que eu possa estar interagindo com você.

     Se gostou dessa aula compartilhe nas redes sociais com seus amigos, dessa forma essa aula também poderá estar chegando até outras pessoas que também gostam desse tipo de conteúdo. Um grande abraço e boas violas, valeu!

VÍDEO AULA: BAIANO NO CÔCO - SOLO DE VIOLA:


BAIANO NO CÔCO - CIFRA COMPLETA E TABLATURA DO SOLO


SE VOCÊ ESTÁ COM DIFICULDADE PARA LER TABLATURAS EU TENHO UM E-BOOK QUE PODE TE AJUDAR - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

 CURSO ONLINE DE VIOLA CAIPIRA, VEJA COMO É POSSÍVEL APRENDER A TOCAR VIOLA PELA INTERNET, CLIQUE NESSE LINK E VEJA COMO!


 

CURSO DE VIOLA CAIPIRA GOSPEL - O CURSO DE VIOLA MAIS BARATO DA INTERNET. NÃO ACREDITA? CLIQUE AQUI E CONFIRA!


JÁ BAIXOU MEU E-BOOK DE VIOLA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA MESMO AQUI!


 



3 SOLOS SERTANEJOS FAMOSOS E FÁCEIS ADAPTADOS PARA A VIOLA CAIPIRA

em 16 de fevereiro de 2022

 

3 SOLOS SERTANEJOS FAMOSOS E FÁCEIS ADAPTADOS PARA A VIOLA CAIPIRA

     A viola caipira é um instrumento fantástico, a cada canção, a cada momento que eu estou com ela me sinto mais apaixonado! Olá violeiro, olá violeira professor Alex Stocco mais uma vez aqui contigo e a prosa aqui é sobre viola caipira. Nessa aula eu vou estar te explicando sobre 3 solos sertanejos muito famosos e fáceis que eu adaptei para tocarmos na viola caipira. Então pegue a sua viola e vem comigo!

SOLO 1

     O primeiro solo sertanejo que eu vou estar te explicando aqui, é o solo da música Folha Seca do nosso saudoso Amado Batista. A grande dica aqui é que você vai ter que tocar o primeiro e o terceiro par ao mesmo tempo. Então toque no terceiro par com o polegar e no primeiro par toque com o dedo indicador da mão direita. Use os dedos da mão direita como se fossem uma "pinça" puxando as cordas para cima, dessa forma o som vai sair com maior clareza.


     Veja na figura acima o posicionamento correto que você deverá usar para a execução desse solo na mão direita. Só tome cuidado que temos no final da primeira parte do solo, duas notas na casa sete onde deveremos tocar o segundo e o terceiro par ao mesmo tempo. Essas notas podem serem tocadas somente com o polegar da mão direita.

SOLO 2

     O segundo solo sertanejo muito famoso, é o solo da música Laço Aberto da consagrada dupla Ataíde e Alexandre. A primeira parte do solo é feita na guitarra, como a viola não possui a mesma afinação, o som não fica tão grave e para não ficar muito "magrinho" alterei as oitavas de algumas notas, assim, em algumas partes consegui tirar um som um pouco mais próximo do solo original.

 
     

     Como a segunda parte desse solo é feita no acordeon, resolvi transcrever para a tablatura da viola nos primeiros dois pares. Esses devem serem tocados ao mesmo tempo, dessa forma, esse som também ficará bem mais próximo do original.

SOLO 3

     E para finalizarmos, o nosso terceiro solo é referente a música As Andorinhas, do famosíssimo trio Parada Dura. Esse solo além de ter ficado muito fácil, ficou também muito bacana. Depois que você fizer o arraste da casa quatro para a casa cinco no quarto par, mantenha o dedo indicador da mão esquerda fazendo uma pestana na quinta casa, tocando um par de cada vez, todos na casa cinco, dessa forma, a execução do solo vai ficar mais fácil.  


     Depois você vai ver que temos na segunda parte do solo a mesma jogada. No mais basta seguir as casas da tablatura que tudo dará certo.


     Vou deixar no final desse artigo a vídeo aula para você assistir e alinhar os detalhes. No vídeo além de toda a explicação, deixei também as tablaturas digitais dos três solos rodando em tempo real para que você entenda os tempos das notas.


CONCLUINDO

     Mais abaixo vou deixar também as cifras com as tablaturas dessas três música para você cantar e tocar. E aí gostou? Se você gostou dessa aula compartilhe nas redes sociais com seus amigos, assim, essa aula poderá estar chegando até outros violeiros. Conseguiu tocar esses três solos? Qual você achou mais legal? Qual desses três solos você achou mais fácil? Deixe sua resposta no campo dos comentários que eu estarei te respondendo com o maior prazer. Um grande abraço e BOAS VIOLAS!

3 SOLO SERTANEJOS FAMOSOS E FÁCEIS ADAPTADOS PARA A VIOLA CAIPIRA

FOLHA SECA - CIFRA E TABLATURA



 LAÇO ABERTO - CIFRA E TABLATURA



AS ANDORINHAS - CIFRA E TABLATURA

DESEJA APRENDER A TOCAR VIOLA PELA INTERNET?

 ISSO É POSSÍVEL SIM!

 O QUE VOCÊ PRECISA É DE UM MÉTODO PASSO A PASSO QUE DE DIGA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

 CLIQUE E SAIBA MAIS!


 PROBLEMAS AO LER TABLATURAS?

 IMAGINA UM E-BOOK COM UMA SEQUÊNCIA DE SOLOS EM FORMA DE TABLATURA TOCANDO EM UM VÍDEO! 

IMAGINOU? ISSO AJUDARIA VOCÊ?

BEM ESSE E-BOOK EXISTE, CLIQUE E VEJA COMO ADQUIRI-LO!


 VIOLA CAIPIRA GOSPEL DESCOMPLICADA

CURSO ONLINE DE VIOLA CAIPIRA

APRENDA VIOLA CAIPIRA GOSPEL MESMO INICIANDO DO ZERO! CLIQUE E VEJA COMO!

 

JÁ BAIXOU MEU E-BOOK DE VIOLA CAIPIRA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO CLIQUE E BAIXE AGORA!



 




TUA GRAÇA ME BASTA (DAVI SACER) VÍDEO AULA DE VIOLA CAIPIRA - AULA COMPLETA

em 9 de fevereiro de 2022

 

TUA GRAÇA ME BASTA (DAVI SACER) VÍDEO AULA DE VIOLA CAIPIRA - AULA COMPLETA

     Olá, que bom que você está aqui novamente! Eu sou o professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira, e hoje temos mais um vídeo do nosso quadro MOMENTO GOSPEL. Nessa aula eu vou te explicar como eu fiz para adaptar a música Tua Graça Me Basta de Davi Sacer para a viola caipira, e diga-se de passagem, essa aula ficou INCRÍVEL e com um conteúdo extremamente valioso, então não perca nenhum detalhe, pegue a sua viola e vem comigo!

     Eu vou iniciar te explicando sobre a introdução, e antes de que eu me esqueça a minha viola está afinada em cebolão mi maior e o tom da música também é mi maior (original). Vou deixar as tablaturas sempre abaixo do texto e como temos a introdução e mais dois solos para mim te explicar, não vou falar casa por casa, pois teremos um extenso número delas nas tablaturas. Aqui vou deixar algumas dicas para que você consiga obter um melhor desempenho na aplicação dos solos.

INTRODUÇÃO

     Na introdução você vai ver que temos algumas notas com cordas soltas no segundo par. Recomendo que você sempre toque no segundo par com o dedo indicador da mão direita, as demais notas você poderá fazer com o polegar. Outra dica aqui é que temos um acorde de dó sustenido menor com sétima, que será executado no final da primeira parte da introdução. Para que ele soe mais "bonito" toque de baixo para cima usando o dedo indicador da mão direita.

C#m7 

     Deixei o diagrama do acorde de dó sustenido menor aqui ao lado, esse é o mesmo acorde que se encontra marcado ali na tablatura, apenas um dedo no quinto par da segunda casa, as demais cordas deverão permanecerem soltas. No final desse artigo vou deixar a cifra completa com os acordes e a tablatura dos solos para você.

PRIMEIRO SOLO    

     Já no primeiro solo da música eu quero destacar alguns arrastes que temos no quarto par. Também quero destacar que temos uma nota no quarto par que tocamos solta, faz um ligado para a segunda casa e depois você deve arrastar para a casa quatro. Tudo com um toque apenas, ou seja, toca apenas uma vez o quarto par solto, liga e arrasta, sem tocar na corda novamente.

SEGUNDO SOLO

     No terceiro solo, depois que você já tiver o entendido, recomendo que você tente fazer alguns preenchimentos nas partes "vazias" da mesma forma que você verá eu fazendo no vídeo, assim, "valorizando" seu solo. Nesse solo quero dar destaque a uma escala que coloquei no final (Não é a mesma escala da música original), depois que você decorar bem as notas dessa escala, tente alternar a dedeira para baixo e para cima para ganhar mais agilidade. 

     Lembrando que no meu curso online Viola Caipira Gospel Descomplicada no Terceiro Módulo Aula 3 eu te explico cinco desenhos da escala de mi maior no braço da viola, esses desenhos poderão te ajudar nesse sentido, e também se você quiser pode iniciar do zero. Para conhecer o curso clique no link ou, vá rolando para o final dessa página. A cifra com os acordes e a tablatura vou deixar depois do vídeo que você verá abaixo.

     Bem, agora eu gostaria de saber de você, se você gostou dessa aula, se conseguiu aprender todos os solos, se entendeu os acordes, comente abaixo que eu vou estar te respondendo. Ah, eu já estava me esquecendo, o ritmo da música está bem explicado na vídeo aula. No mais, um forte abraço e boas violas!

TUA GRAÇA ME BASTA (DAVI SACER) - VÍDEO AULA:

  


TUA GRAÇA ME BASTA - CIFRA E TABLATURA:



DESEJA APRENDER VIOLA CAIPIRA PELA INTERNET? O QUE VOCÊ PRECISA É DE UM PASSO A PASSO QUE TE MOSTRE TUDO QUE VOCÊ PRECISA FAZER. CLIQUE NO LINK QUE E VEJA COMO!


 QUER APRENDER VIOLA CAIPIRA GOSPEL MESMO DO ZERO? ENTÃO CLIQUE NO LINK E SAIBA MAIS:

 COMECE A ENTENDER MELHOR A TABLATURA COM ESSE E-BOOK QUE VAI TE MOSTRAR UMA SEQUÊNCIA DE SOLOS PARA VOCÊ VER E OUVIR - CLIQUE E VEJA COMO  


JÁ BAIXOU MEU E-BOOK GRÁTIS DE VIOLA CAIPIRA? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA AQUI!


 


ANUNCIAÇÃO - AULA COMPLETA - COMO TOCAR NA VIOLA

em 2 de fevereiro de 2022

 

ANUNCIAÇÃO - AULA COMPLETA - COMO TOCAR NA VIOLA

     É sempre bom ter você aqui no Blogger de viola caipira Stock's Music, seja bem vindo, seja bem vinda! Professor Alex Stocco, hoje aqui para explicar tudo o que você precisa saber para tocar a música Anunciação de Alceu Valença, numa versão totalmente adaptada para a viola caipira. Então fique comigo até o final dessa aula para que você não perca nenhum detalhe da explicação, pegue a sua viola e vamos nessa!

SOBRE O SOLO

     Bem, para que esse solo fique com uma sonoridade interessante para a viola caipira, eu adaptei essa canção para a tonalidade de mi maior e afinação usada está em cebolão mi maior. Quase todas as notas dessa primeira parte são tocadas no primeiro par, então fica da seguinte forma: Primeiro par solto, em seguida na segunda casa, depois na quarta casa e após isso tocamos na quarta casa fazendo um arraste para a casa cinco.

    Agora voltamos para a quarta casa, segunda casa,  primeiro par solto e teremos o segundo par na segunda casa, voltamos para o primeiro par solto, toca uma vez e depois toca novamente fazendo um ligado na segunda casa. Repetimos esse último passo, tocamos o primeiro par solto, tocamos novamente fazendo um ligado na segunda casa.

Parte 1

     O grande lance vem agora, quando você tocar o último ligado na casa dois, já caia no acorde de fá sustenido menor e em seguida faça o preenchimento puxando com o indicador da mão direita de baixo para cima, e toque com o polegar no quarto par, depois toque com o indicador novamente de baixo para cima e abafa.

     Na segunda parte do solo fica igual até na segunda casa do segundo par. Depois de tocar nessa casa volte para o primeiro par e faça um ligado da segunda para a quarta casa, toque novamente na segunda casa e finalize essa parte tocando duas vezes o primeiro par solto. Agora vamos fazer o preenchimento igual fizemos na primeira parte, a mão direita fica igual, só que agora estamos no acorde de mi maior com as cordas soltas.

Parte 2

    Já nessa próxima parte eu fiz o mesmo solo só que em duas cordas, é opcional, você simplesmente pode repetir toda a parte anterior que vai dar certo, mas se quiser fazer em duas cordas tocaremos nos dois primeiros pares. Saímos das casas quatro e cinco, vamos para a cinco e sete, sete nove, toca na sete nove novamente e arraste para a nove dez, volta para a sete nove, depois cinco sete, então na quatro cinco, toca a dois e zero e arraste da quatro cinco para a cinco sete, toca na quatro cinco novamente e em seguida arraste da quatro cinco para a cinco sete.

Parte 3

     Agora para fazermos o preenchimento seguindo todos os passos anteriormente eu vou dar uma opção para você fazer um acorde de fá sustenido menor mais perto das casas cinco sete, que são as casas que finalizamos essa parte do solo, porém, se você preferir pode voltar no mesmo fá sustenido menor que expliquei lá no início. Lembrando que a pestana está na casa cinco.

F#m

     E para finalizar iniciamos a última parte do solo igual a parte anterior até as notas da casa dois e o primeiro par solto (dois e zero), depois arraste da cinco sete para a sete nove, volta para a cinco sete e toca duas vezes nas casas quatro e cinco, e faz o mesmo preenchimento no final.

Parte 4

ACORDES E A BATIDA

     Os acordes da música eu estou deixando juntamente com a cifra e a tablatura que você vai ver logo mais abaixo ainda nessa mesma página. Já a batida da música é de extrema importância que você assista ao vídeo para que assim você consiga entender seus tempos, mas é muito fácil, basta alternar polegar e os demais dedos da mão direita, tudo para baixo.

CONCLUINDO

     Procure praticar cada parte separadamente depois venha juntando tudo, dessa forma fica mais fácil do seu cérebro ir assimilando o conteúdo. E agora eu gostaria saber de você se você conseguiu entender esse solo, se você achou fácil, difícil, comente aqui em baixo que eu vou estar te respondendo. Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou se tiver alguma sugestão, sinta-se a vontade para comentar. Um abraço e boas violas!

ANUNCIAÇÃO - VÍDEO AULA COMPLETA - COMO TOCAR NA VIOLA:


ANUNCIAÇÃO - CIFRA COMPLETA E TABLATURA:


CURSO ONLINE DE VIOLA CAIPIRA - APRENDA A TOCAR SUA PRIMEIRA MÚSICA AGORA MESMO! CLIQUE AQUI


CONHEÇA A FÓRMULA PASSO A PASSO PARA VOCÊ TOCAR VIOLA CAIPIRA GOSPEL - CLIQUE AQUI


ENTENDA A TABLATURA COM ESTE E-BOOK ONDE VOCÊ VAI OUVIR E VISUALIZAR UMA SEQUÊNCIA DE SOLOS EM TEMPO REAL - CLIQUE E VEJA!


JÁ BAIXOU MEU E-BOOK DE VIOLA CAIPIRA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA MESMO, CLIQUE AQUI!


 






Topo