março 2022 - STOCK'S MUSIC VIOLA

APRENDA 2 SOLOS LINDOS E FÁCEIS DA DUPLA BRENNO REIS & MARCO VIOLA

em 31 de março de 2022

 

APRENDA 2 SOLOS LINDOS E FÁCEIS DA DUPLA BRENNO REIS & MARCO VIOLA

     Saudações a você violeiro, a você violeira, aqui quem fala mais uma vez é o Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira! E nessa aula eu vou te explicar sobre dois solos muito lindos e também muito fáceis para você tocar na viola que são de uma dupla que eu particularmente gosto muito Brenno Reis & Marco Viola. Então acompanhe essa aula até o fim que eu tenho certeza de que você irá gostar, pegue a sua viola e vamos lá!

 1º SOLO

     Antes de eu explicar sobre o primeiro solo eu gostaria de esclarecer que a dupla Brenno Reis & Marco Viola usa como padrão a afinação em cebolinha (Ré Maior), mas, eu acabei transportando esses dois solos e as cifras dessas duas músicas para a afinação de cebolão (Mi Maior), que é a afinação que eu uso na maioria das aulas tanto aqui desse Blogger, quanto do canal do YouTube. O tom da música ficou em lá maior

     O primeiro solo que eu vou explicar é de uma música que se chama Dom Brasileiro, você deverá iniciar nos dois primeiros pares. Toque nas casas 9 e 10 fazendo um arraste para as casas 12 e 14. Depois toque mais três vezes nas casas 12 e 14, toque uma vez nas casas 10 e 12,  9 e 10 e uma vez nas casas 5 e 7 acompanhe na ilustração: 

     Agora a harmonia dessa parte que estava em ré maior, passa a ser ré menor, então você deverá tocar nas casas 5 e 6 quatro vezes, na quinta vez você deverá fazer uma "beliscada" no primeiro par passando pela casa 7 e voltando para casa 5, agora você deverá tocar mais uma vez nas casas 5 e 6. Para finalizar essa parte toque no segundo e terceiro par na casa 4 e faça um arraste para a casa 5 veja:

     Na segunda parte desse solo comece tocando da mesma forma com que iniciou na primeira parte. A diferença é que em vez de tocar nas casas 5 e 7, como da primeira vez, você deverá tocar o terceiro e primeiro par ao mesmo tempo na casa 10. Daqui pra frente usaremos o terceiro e primeiro par, usando a escala sextavada.

     Agora toque mais quatro vezes na casa 10 no primeiro e terceiro par, em seguida todas essas casas que vou falar agora deverão serem tocadas apenas uma vez. Então, toque nas casas 8 e 9, 6 e 7, os dois pares na casa 5, depois nas casas 3 e 4, 1 e 2 e para fechar toque solto. Mais uma vez vale lembrar que todas essas notas estão no terceiro e primeiro par. Para tocar o terceiro par use o polegar, e para tocar no primeiro par use o dedo indicador da mão direita.


2º SOLO

     Esse próximo solo é de uma música chamada Nível Nacional. O tom dessa música é mi Maior. Uma coisa interessante desse solo é que a harmonia sai em Mi com sétima, passa pelo acorde de Lá Maior, depois Lá menor, voltando para Mi Maior e com uma passagem em Fá sustenido. Isso faz com que o solo fique com uma sonoridade muito bonita, e fica fácil de executar, basta você seguir o passo a passo que vou te explicar agora.

     Inicie tocando no terceiro par na casa 6 e o quarto par na casa 7, faça isso duas vezes, agora, toque no terceiro par na casa 6. Toque no terceiro par na casa 5 e depois no quarto par na casa 5, faça isso duas vezes, toque no terceiro par na casa 5. Como você pode perceber temos um padrão. Bem, então seguimos com esse padrão até o final dessa primeira parte, acompanhe na figura abaixo:

     Nessa segunda parte agora a harmonia está em Fá sustenido, toque no terceiro e quarto par na casa 2 duas vezes, toque nesses mesmos pares nas casas 3 e 4, toque novamente fazendo um arraste até as casas 5 e 6.

     Desça para os primeiros dois pares, faremos as notas nos mesmos tempos que fizemos anteriormente, toque nas casas 6 e 7 duas vezes em seguida toque nas casas 7 e 9, toque novamente fazendo um arraste para as casas 9 e 11 veja:

     Para finalizar vamos ter o quinto par solto alternado com as casas. Toque o quinto par e em seguida toque nos primeiros dois pares nas casas 11 e 12. Quinto par, depois nas casas 12 e 14. Quinto par, depois 7 e 9. Quinto par, e duas vezes nas casas 4 e 5. Quinto par, toque uma vez nas casas 7 e 9. Agora toque mais uma vez nas casas 7 e 9 e faça uma "beliscada" no primeiro par com o dedo três na casa 9. Repita o mesmo procedimento nas casas 5 e 7 e 4 e 5. Veja na ilustração:

CONCLUINDO

     Seguindo esses passos eu tenho certeza de que você irá conseguir tocar esses dois solos muito lindos da dupla Brenno Reis e Marco Viola. Logo abaixo eu estou deixando a cifra completa e também a tablatura desses dois solos, além da vídeo aula para auxiliar na explicação. Para você tocar as duas músicas completas eu recomendo que você pesquise pelo nome das músicas no YouTube. Os ritmos a serem usados estão na cifra. Se você gostou, compartilhe essa aula para que ela possa chegar até outros violeiros. Um abraço e boas violas!

 

     APRENDA 2 SOLOS LINDOS E FÁCEIS DA DUPLA BRENNO REIS & MARCO VIOLA


DOM BRASILEIRO - CIFRA E TABLATURA



NÍVEL NACIONAL - CIFRA E TABLATURA



CONHEÇA UM MÉTODO QUE VAI TE MOSTRAR TODOS OS PASSOS PARA VOCÊ APRENDER VIOLA CAIPIRA PELA INTERNET CLIQUE AQUI

 


 

EBOOK DE VIOLA CAIPIRA - 45 CIFRAS COM TABLATURAS DIGITAIS SAIBA MAIS CLICANDO AQUI


 SAIBA COMO APRENDER VIOLA CAIPIRA GOSPEL PELA INTERNET COM UM MÉTODO BOM E BARATO CLIQUE E VEJA

 


JÁ BAIXOU MEU EBOOK DE VIOLA CAIPIRA GOSPEL? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA MESMO AQUI!





A COISA FICOU BONITA (TIÃO CARREIRO E PARDINHO) - AULA DE VIOLA - SOLO COM TABLATURA #FÁCIL

em 23 de março de 2022

 

A COISA FICOU BONITA (TIÃO CARREIRO E PARDINHO) AULA DE VIOLA - SOLO COM TABLATURA (FÁCIL)

     Salve, salve, violeiro, violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Na aula de hoje eu vou te explicar um solo de um pagode de viola que é bem fácil de tocar que se chama A Coisa Ficou Bonita da dupla Tião Carreiro e Pardinho. Então acompanhe essa aula até o final para que você não perca nenhum detalhe da explicação, vá pegando a sua viola e vamos nessa!

ESCALA DE MI MAIOR USADA NO SOLO

     Bem, antes de eu te explicar sobre esse solo eu vou deixar a escala de mi maior usada nessa música para te ajudar a memorizar mais facilmente o solo da introdução. As escalas em terças (No nosso caso a de mi maior) são combinadas entre os pares, aqui eu vou deixar apenas a parte que iremos utilizar no solo, caso você queira se aprofundar mais sobre o assunto conheça o meu Método Para Aprender A Tocar Viola Caipira Pela Internet, que lá eu abordo esse assunto de uma maneira mais ampla, além de muitos outros assuntos, é claro!

     Perceba que podemos observar algumas notas marcadas no retângulo vermelho. Essas notas pertencem a escala, porém, não serão usadas nesse solo. É bom que você pratique a escala completa, até mesmo essas notas em vermelho. Para o solo, a escala deverá ser executada entre os pares 3 e 4, 2 e 3 e 1e 2, basta seguir essas casas na tablatura para memorizá-la.

SOLO - 1º PARTE

     Agora que você já conhece a escala vamos iniciar a explicação sobre o solo da música. No primeiro trecho dessa primeira parte, observe que nas seis primeiras notas apenas vamos descer a escala e em seguida voltaremos para as casas 3 e 4, veja na ilustração:


     No próximo trecho ainda dessa primeira parte, vamos continuar a escala saindo das casas 3 e 4 do terceiro e segundo par, toque duas vezes nas casas 2 e 4 e nas casas 5 e 7, e em seguida volte para as casas 4 e 5, e antes de iniciarmos a segunda parte toque o quinto par solto, conforme na figura abaixo:

 

SOLO - 2º PARTE

     Nessa segunda parte com exceção das últimas três notas, vamos tocar o quinto par solto antes das casas. Se você praticou a escala de mi maior voltando, você vai ver que é só voltar toda a escala saindo das casas 7 e 9 e alternando com o quinto par solto, super fácil e simples. Veja:

 

CONCLUINDO

     Eu tenho certeza que se você seguir esses passos de que já deverá sair tocando esse solo. Para ficar mais fácil ainda, pratique bem a escala e também pratique cara trechinho separadamente, depois disso junte tudo. Logo mais abaixo vou deixar a cifra completa dessa música juntamente com a tablatura para para você.

     E agora eu gostaria saber de você, conseguiu tocar esse solo? Achou fácil, muito difícil? Você conhece alguma música PARECIDA COM ESSA que talvez você tenha INTERESSE em APRENDER? Escreva no CAMPO dos COMENTÁRIOS abaixo que eu vou estar interagindo com você. Um grande abraço e boas violas!

 

A COISA FICOU BONITA - CIFRA COMPLETA E TABLATURA


CLIQUE AQUI E CONHEÇA UM MÉTODO QUE VAI FAZER COM QUE VOCÊ APRENDA VIOLA CAIPIRA MESMO INICIANDO DO ZERO


CONHEÇA UM E-BOOK DE VIOLA CAIPIRA COM UMA SEQUÊNCIA DE 45 TABLATURAS DE SOLOS NO FORMATO DE VÍDEO, CLIQUE E ENTENDA

APRENDA A TOCAR VIOLA CAIPIRA GOSPEL SEM SAIR DE CASA COM O MELHOR E MAIS BARATO MÉTODO DA INTERNET CLIQUE AQUI E VEJA


JÁ BAIXOU MEU E-BOOK GRÁTIS DE VIOLA CAIPIRA? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA AQUI








APRENDA TOCAR PAGODE DE VIOLA - PASSO A PASSO

em 16 de março de 2022

 

APRENDA TOCAR PAGODE DE VIOLA - PASSO A PASSO

     Olá violeiro, olá violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Hoje eu vou te explicar todos os passos para você tocar o tão sonhado pagode de viola, ou, o recortado do pagode de viola com uma didática bem simples e fácil. Então se você já gostou da ideia, fique comigo até o final dessa aula para poder entender toda a explicação, pegue a sua viola e vamos lá. 

 

PAGODE DE VIOLA - MÃO DIREITA

 

     Em primeiro lugar é muito importante que você entenda os movimentos da mão direita. Dividi os movimentos em duas partes iguais sendo assim: para baixo, para cima, para baixo, para baixo novamente e para cima. Para você entender o tempo pode contar assim: 1, 2, 3, 1, 2. Depois disso você deverá repetir o mesmo movimento, conforme na ilustração abaixo.

       

     Pratique de uma forma mais lenta no início para você ir se acostumando com os movimentos, depois vá acelerando aos poucos junto com os desenhos que eu vou explicar no próximo passo.


PAGODE DE VIOLA - MÃO ESQUERDA


     Bem, agora na mão esquerda teremos três desenhos de acordes, o primeiro pertence ao acorde de si maior. Procure atacar os pares mais de cima da cordas. Esse desenho de acorde você vai tocar na terceira batida da mão direita.


                    


      Agora teremos mais um desenho que também faz parte do acorde de si maior, esse desenho você vai tocar na quinta batida da mão direita, bem na subida.

                      


     O próximo desenho vai iniciar dentro do acorde de si maior, porém, vamos fazer um arraste das casas dois e quatro, para as casas quatro e cinco, finalizando no acorde pertencente ao de mi maior. Esse desenho de acorde deverá ser feito na oitava batida da mão direita e depois disso pode soltar e tocar as ultimas batidas da mão direita com todas as cordas soltas.

                                                                             

     Você pode repetir esses passos várias vezes até se sentir seguro para ir para o próximo passo que são as abafadas. Aqui vamos fazer uma espécie de rasgueado antes de abafar as cordas. Com a sua mão direita desça dedo por dedo nas cordas, partindo com o dedo indicar, depois o médio, anelar até chegar no dedo mínimo. Depois disso abafe as cordas com a parte lateral da mão direita.


     Você deverá fazer essas abafadas na primeira, na quarta, na sexta e na nona batida da mão direita conforme na ilustração abaixo.

     De modo geral o pagode ou o recortado de viola aparece repetindo todo esse processo por duas vezes seguidas, mas há casos sim que ele aparece apenas um vez. Lembrando que essa é apenas uma das muitas variações que existem nos pagodes de viola. Eu acredito que essa seja uma das variações mais fáceis de se executar.



CONCLUINDO

     

     Agora o próximo passo é você praticar por várias e várias vezes todo esse processo para que você vá se acostumando com esses movimentos. Pratique de uma forma bem lenta no início e vá acelerando aos poucos para que você consiga fazer com que o som saia bem "limpo". Abaixo eu vou deixar uma vídeo aula para que você consiga entender melhor toda essa explicação. E só para lembrar aqui neste Blogger você vai encontrar várias músicas que utilizar algum tipo de variação de pagode, basta navegar aqui.

     E aí, conseguiu aprender essa variação? Eu gostaria de saber se você conseguiu entender todas as partes e também se ficou com alguma dúvida. Você já sabia tocar alguma variação de pagode? Deixe a sua opinião no campo dos comentários que eu estarei respondendo e tirando suas dúvidas. Um forte abraço e boas violas, valeu!


APRENDA A TOCAR O PAGODE DE VIOLA - PASSO A PASSO



CONHEÇA O MÉTODO PASSO A PASSO QUE VAI FAZER COM QUE VOCÊ APRENDA A TOCAR VIOLA CAIPIRA SEM SAIR DE CASA, CLIQUE AQUI


BEIJINHO DOCE - VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES - FÁCIL

em 9 de março de 2022

  

 

 BEIJINHO DOCE - VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES FÁCIL

 

     Saudações caipiras a você violeiro, a você violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Hoje estou trazendo uma vídeo aula especialmente para você que é iniciante na viola caipira. Nessa aula eu vou te explicar o passo a passo para você tocar a música Beijinho Doce da dupla Tonico e Tinoco. Essa canção é bem fácil e eu tenho certeza de que se você acompanhar assa aula até o final que já sairá tocando essa moda, então já pegue a sua viola e vamos nessa!

 

 SOLO DE INTRODUÇÃO PARTE 1 


     Primeiramente na música original esse solo é feito no acordeon, eu acabei adaptando para a viola e ficou bem simples e fácil. Eu também alterei o tom da música, vou te passar na tonalidade de mi maior, e a minha viola está afinada em cebolão (Mi Maior).

     Abaixo você poderá ver na tablatura que eu separei em pequenos pedacinhos esse solo para ficar bem fácil de você entender. Basicamente vamos usar o terceiro e o quarto par tocados ao mesmo tempo. No primeiro pedacinho vamos tocar o terceiro e quarto par soltos ao mesmo tempo duas vezes, em seguida nas casas um e dois, nas casas três e quatro uma vez cada, e nas casas cinco duas vezes.

 

    

      No segundo pedacinho tocamos uma vez nas casas três e quatro, duas vezes na casa cinco, uma vez na três e quatro e novamente duas vezes na casa cinco. Depois vamos tocar um vez na casa cinco, três vezes na oito e nove e uma vez na casa sete. Para finalizar essa parte eu coloquei uma espécie de contra canto no solo. Então aqui temos uma nota no quinto par solto, depois tocamos nas casas três e quatro, casa cindo, seis e termina na casa sete.

 

SOLO DA INTRODUÇÃO PARTE 2

 

     Essa parte agora é mais fácil ainda. Vamos tocar seis vezes na casa sete, seis vezes na casa cinco, duas vezes nas casas três e quatro, e agora uma vez na casa sete, três e quatro, um e dois e soltas. Depois disso eu toco duas vezes todos os pares soltos fazendo o ritmo (Já vou explicar o ritmo também) e finalizo tocando o quinto par solto, quinto par na casa dois, casa quatro e termino no quarto par solto.

 


 

ACORDES USADOS NA MÚSICA

 

     Os acordes usados nessa música também são bem fáceis. São eles: O mi maior, todos os pares soltos, o si com sétima, dedo um no terceiro par da primeira casa, dedo dois no quarto par da segunda casa, dedo três no primeiro par da segunda casa e o acorde de lá maior, do acorde de si com sétima você mantém o dedo um no terceiro par e sobe um par os dedos dois e três conforme na ilustração abaixo.

E (MI)








    

                     B7 (SI7)                                     A (LÁ)

 

 

 RITMO USADO (VALSA)


     Se tudo até aqui foi fácil, com o ritmo não será diferente. A valsa é um dos ritmos mais fáceis de serem tocados na viola. Basta tocar com o polegar uma vez para baixo e com os demais dedos da mão direita duas vezes para baixo. Procure tocar com o polegar os pares mais de cima, e com os demais dedos os pares mais em baixo, assim, o som vai ficar diferenciado.

                                               Polegar tocando mais nos pares de cima:

                                     Com os demais dedos faça uma espécie de "conchinha" 

                                                e procure atacar os pares mais em baixo:


CONCLUINDO

 

     Como você pode ter visto a música Beijinho Doce da dupla Tonico e Tinoco é super fácil de tocar na viola. Eu tenho certeza de que a essas alturas você já deve estar tocando essa música. Abaixo estou deixando a cifra com a tablatura e também a vídeo aula. Agora eu gostaria de saber de você. Achou fácil? Conseguiu tocar a música completamente? Ficou com alguma dúvida? No final da página temos o campo dos comentários, comente que eu estarei respondendo com a maior satisfação. Um forte abraço e boas violas, valeu!

 

BEIJINHO DOCE - VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES VÍDEO AULA:


 

BEIJINHO DOCE - CIFRA COMPLETA E TABLATURA:




 CONHEÇA O MÉTODO PASSO A PASSO QUE VAI TE DAR O CAMINHO PARA VOCÊ APRENDER A TOCAR VIOLA CAIPIRA ONLINE - CLIQUE AQUI E VEJA!

 


 

QUER ENTENDER MELHOR A LEITURA DA TABLATURA? COM ESSE E-BOOK VOCÊ VAI TER UMA SEQUÊNCIA DE SOLOS RODANDO EM TEMPO REAL! QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI!

 

GOSTARIA DE APRENDER A TOCAR MÚSICA GOSPEL NA VIOLA? ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA O MELHOR E MAIS BARATO MÉTODO DA INTERNET!

 


 
 

JÁ BAIXOU MEU E-BOOK DE VIOLA CAIPIRA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA MESMO AQUI!

 


 

 

 

 



Topo