2022 - STOCK'S MUSIC VIOLA

VIOLA CAIPIRA DESCOMPLICADA

em 10 de maio de 2022

 

VIOLA CAIPIRA DESCOMPLICADA

     Olá violeiro, olá violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Hoje eu estou passando aqui pra falar de um novo projeto que estou iniciando, vai ser uma conversa muito breve. 

 

     Eu estou iniciando um novo projeto que se chama Viola Caipira Descomplicada. Trata-se um novo site onde eu também terei integrado lá meu novo Blogger.

 

     Nesse novo Blogger eu continuarei a publicar novos conteúdos, além, de eu já ter conseguido exportar para lá todo o conteúdo desse Blogger. Tudo isso pensando no bem do usuário.

 

     O conteúdo aqui Blogger Stock's Music ficará intacto, não vou mexer em nada, porém, para que você consiga ter acesso aos novos conteúdos eu peço para que você visite também a partir de agora o site Viola Caipira Descomplicada.

 

      Ao visitar meu novo site eu vou deixar pra você baixar de graça um Ebook de viola caipira que vai servir tanto para você que deseja iniciar do zero, quanto para você que pretende aumentar o seu repertório na viola.


     Espero que goste, e nos encontramos em Viola Caipira Descomplicada, um abraço e fique com Deus! Boas violas, até lá!


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR TOTALMENTE GRÁTIS SEU EBOOK

 VIOLA CAIPIRA DO ZERO!



APRENDA ESSA ESCALA E IMPROVISE NA VIOLA CAIPIRA

em 27 de abril de 2022

 

APRENDA ESSA ESCALA E IMPROVISE NA VIOLA CAIPIRA

     Saudações a você, professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Hoje eu preparei uma aula para te explicar sobre uma escala muito famosa que vai te ajudar a criar improvisos, criar contra cantos, além de você também poder usá-la para fazer passagens de acordes. Não fica só nisso, eu vou te explicar também como você pode aplicar essa escala, e além de tudo isso, você vai saber o que está fazendo dentro da música...Bora?

ESCALA PENTATÔNICA

      Bem, a escala que vamos usar para iniciarmos o nosso improviso é a escala de dó sustenido menor. Mas por quê essa escala professor?  Vejamos, a escala de dó sustenido menor é relativa da escala de mi maior, ou seja, são as mesmas escalas só que a primeira parte da nota dó sustenido e a segunda parte da nota mi. Mas esse assunto teórico não é preciso ser abordado nessa aula.

     Antes de conhecermos a escala é importante que você saiba que a escala pentatônica, como o nome já diz, possui apenas cinco notas, isso vai ajudar para que o nosso improviso fique mais harmonioso. Dito isso agora é a hora de conhecermos a escala:

     Para que você memorize essa escala com mais facilidade, proponho que você posicione os dedos um, dois, três e quatro da mão esquerda na segunda, terceira, quarta e quinta casa do braço da viola, então as notas que estão na segunda casa você deverá tocar com o dedo 1, as da terceira casa com o dedo 2, as da quarta casa com o dedo 3 e as notas que estiverem na quinta casa com o dedo número 4:

     Pratique a escala descendo e subindo várias e várias vezes até que você fique com ela "na ponta dos dedos". Depois que você estiver visualizando as notas da escala automaticamente você poderá variar a colocação e até usar ligados ou arrastes.

APLICAÇÃO DA ESCALA - PRIMEIRO EXEMPLO:

     Agora que você já está com a escala "na ponta dos dedos" vou te explicar como você pode aplicá-la para enfeitar a troca de acordes. Nesse exemplo vou usar o ritmo do caterete lento, e antes de que eu me esqueça, os acordes que usaremos são todos do campo harmônico de mi maior. Comece tocando as quatro primeiras notas da escala e em seguida entre no ritmo com o acorde de mi maior:


    Vamos tocar sempre de quatro em quatro notas, são que agora você deverá tocar da segunda nota da escala entrando no ritmos fazendo o acorde de fá sustenido menor:

     Em seguida, sempre trabalhando de quatro em quatro notas, vamos sair da terceira nota da escala e entraremos no ritmo no acorde de sol sustenido menor:


      Eu acho que você já deve estar entendendo a ideia, bem, seguimos, agora vamos tocar saindo da quarta nota da escala e começaremos o ritmo no acorde de lá maior:


     Em seguida saímos da quinta nota da escala e vamos entrar no ritmo tocando o acorde de si com sétima:


     Para finalizarmos essa sequência fazemos um arraste no primeiro par da casa dois para a casa quatro e voltamos três notas voltando no ritmo com o acorde de mi maior:

     Se você praticar dessa forma vai perceber que a sonoridade da escala combina exatamente com a sonoridade dos acordes, e depois de algum tempo de estudo você também poderá usar a sua criatividade para "brincar" com essa escala.

APLICAÇÃO DA ESCALA - SEGUNDO EXEMPLO:

     A aplicação dessa escala pode ser adaptada para qualquer ritmo ou estilo de música na viola, vamos ver como poderíamos improvisar num pagode de viola por exemplo. Vamos usar a mesma ideia de antes, só que antes de tocarmos as notas da escala vamos primeiramente tocar o quinto par e o quarto par soltos, um de cada vez, depois saia tocando da primeira nota da escala parando na sétima nota e entrando no ritmo no acorde de si com sétima:


   Agora vamos fazer um arraste no primeiro par da casa dois para a casa quatro e voltamos seis notas da escala, vamos voltar com o ritmo fazendo novamente o acorde de mi maior:


     Preste muita ATENÇÃO agora. Toque o quinto par solto, em seguida o segundo par solto, agora toque a casa quatro no quarto par, a terceira casa no terceiro par, toque novamente o segundo par solto, volte tocando o quarto par na quarta casa, o terceiro par na terceira casa, o segundo par novamente e volte para o ritmo no acorde de fá sustenido menor, depois faça o acorde de si com sétima:


     OBS: Perceba que as notas soltas NÃO estão marcadas na escala, por isso muita atenção nesta hora. Os pares soltos são as notas si, cujas pertencem a essa escala e estão sendo usadas assim para melhor preencher o nosso solo.

     E agora para finalizar fazemos o mesmo arraste de antes saindo no primeiro par da casa dois para a casa quatro e voltamos a escala até a casa três no terceiro par, voltando com o ritmo no acorde de mi maior.


CONCLUINDO:

     Bem, como eu já falei anteriormente, procure decorar a escala e tenha ela primeiramente "na ponta dos dedos", somente dessa forma você irá conseguir fazer bons improvisos. Não deixe de praticar a escala com os dedos corretos, essa é a melhor maneira de você começar a criar independência no instrumento. Depois disso é só usar a sua criatividade para expressar as suas ideias.

     Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos campos dos comentários que eu estarei te respondendo. Caso você queira compartilhar qual está sendo a sua maior dificuldade no aprendizado da viola caipira escreva que possivelmente eu poderei estar criando algum conteúdo nesse sentido para te ajudar. Se gostou, compartilhe esse artigo, assim, você poderá estar ajudando pessoas que também gostam desse tipo de conteúdo - Um forte abraço e boas violas!

 

APRENDA ESSA ESCALA E IMPROVISE NA VIOLA CAIPIRA

 VÍDEO AULA:

 


TOQUE VIOLA NAS SUAS FESTAS FAMILIARES, NO CHURRASCO COM SEUS AMIGOS OU AMIGAS


 APRENDA COM AS MÚSICAS MAIS FAMOSAS DA VIOLA. 

ALÉM DE TÉCNICAS, VARIAÇÕES DE PAGODE, ESCALAS...

 CLIQUE AQUI E CONHEÇA

 

EBOOK DE VIOLA CAIPIRA - 45 CIFRAS COM TABLATURAS DIGITAIS

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI 

MÉTODO PARA APRENDER VIOLA CAIPIRA GOSPEL ONLINE - TOQUE NA IGREJA, É FÁCIL, PRÁTICO E SUPER ACESSÍVEL

CLIQUE AQUI E CONFIRA



JÁ BAIXOU MEU EBOOK DE VIOLA CAIPIRA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO


 

 



 

 






LA BAMBA NA VIOLA? - QUANDO EU ENTENDI ESSE CONCEITO TUDO FEZ SENTIDO

em 20 de abril de 2022

 

LA BAMBA NA VIOLA? QUANDO EU ENTENDI ESSE CONCEITO TUDO FEZ SENTIDO

     Olá, é sempre muito bom ter você aqui no Blogger. Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Nessa aula eu vou te explicar o solo da música La Bamba que é muito famosa, e ainda eu vou usar esse solo para te mostrar um conceito que quando eu entendi isso, tudo começou a fazer sentido na música pra mim. Eu também vou te explicar a progressão dos acordes e do ritmo dessa canção, então pegue sua viola que a aula de hoje promete muita coisa boa!

LA BAMBA - SOLO DA INTRODUÇÃO

     O tom original dessa música é dó maior, porém, para a viola caipira eu adaptei tudo para a afinação de cebolão mi maior e o tom também ficou em mi maior. Inicie no quinto par tocando solto, em seguida na casa 2 e na casa 4, uma vez cada nota. Agora toque o quarto par solto e na segunda casa. Depois o terceiro par solto e na primeira casa. Vá para o segundo par, toque na segunda casa e agora solto, acompanhe na tablatura:

     Na sequencia toque o quinto par solto, depois na casa 4. Toque o quarto par na casa 2. Toque duas vezes no terceiro par na casa 1 e uma vez solto. Volte para o quarto par, toque na casa 2 e também uma vez ele solto. Veja na ilustração como ficou essa parte:


     Para finalizar toque o quarto par na segunda casa. O terceiro par toque solto e depois na casa 1, e no segundo par toque na casa 2 e em seguida solto. Essa última parte, se você observar, vai perceber que são as mesmas notas do início a partir da casa 2 no quarto par. Ficou assim, veja:


LA BAMBA - PROGRESSÃO DOS ACORDES E DO RITMO

     Eu já vou te explicar o conceito que eu te falei lá no início da aula, mas antes disso, eu quero te explicar a progressão dos acordes e do ritmo para que você consiga tocar a música completa. Essa música possui uma única sequencia de acordes, que juntando essa sequencia formará também o ritmo da música. Você deverá repeti-la na música inteira, acompanhe como ficou:

     Bem, os acordes são esses, mi maior, si maior e lá maior de pestana. Em cada acorde você deverá tocar com a mão direita seguindo o sentido das setas. Então no acorde de mi, toque duas para baixo e uma para cima. No acorde de lá toque uma para baixo, uma para cima e uma para baixo. Já no acorde de si, como vamos permanecer um tempo maior nele, teremos mais batidas. Toque duas para cima, uma para baixo, uma para cima. E ainda, mais uma para cima, uma para baixo e uma para cima.

EXPLICANDO O CONCEITO:

     Quando eu comecei a tocar, ainda no violão, não existia essa enorme quantidade de conteúdo que temos hoje, a gente aprendia muito tocando com outras pessoas que também tocavam o mesmo instrumento. Certa vez cheguei na escola e um colega meu estava tocando o solo da música La Bamba, no violão ainda, e eu como tinha assistido aquele belíssimo filme, fiquei louco para aprender esse solo.

     Então ele me passou, e eu passei a praticá-lo incansavelmente até conseguir tocar no tempo da música. O fato é que conforme eu ia praticando, pude perceber que ali havia uma sequencia de notas, e que conforme eu ia tocando, essa sequencia tornava-se com um sentido bem harmonioso. "Eureca", rs rs... Eu tinha acabado de descobrir o que no futuro eu via a confirmar que era uma escala.

     No violão era uma escala de dó maior, e depois disso eu consegui perceber que em todos os solos que vamos tocar é sempre em cima de uma escala. Bem, concluindo, eu vou te passar aqui um desenho da escala vertical de mi maior em uma corda. Caso você se interesse mais pelo assunto, no meu Método de Viola Caipira eu Explico Muito Mais Sobre Isso, CLIQUE AQUI E CONFIRA! 

 

ESCALA VERTICAL DE MI MAIOR 


     Eu recomendo que você pratique essa escala saindo da nota mi (quarto par solto) descendo e subindo finalizando na nota mi novamente (quarto par solto). Praticando dessa forma seu ouvido vai começar a se acostumar com a sonoridade da escala maior, e também você poderá perceber que os sons possuem um início e fim. Somente depois disso acrescente as notas no quinto par.


CONCLUINDO

     Logo abaixo eu vou estar deixando a cifra completa com a tablatura e a escala, além da vídeo aula que vai te auxiliar muito nessa explicação. Logo abaixo no campo dos comentários escreva qual está sendo a sua maior dificuldade no seu aprendizado sobre a viola caipira. Quem sabe eu poderei preparar um conteúdo como esse baseado nas suas dúvidas. Se gostou dessa aula, deixe seu like, mostre essa aula para outras pessoas que também gostam desse tipo de conteúdo. Um abraço e boas violas, valeu!

LA BAMBA - VÍDEO AULA


LA BAMBA - CIFRA COMPLETA E TABLATURA



CONHEÇA UM REPERTÓRIO COM MUITAS MÚSICAS FAMOSAS DE VIOLA PARA VOCÊ TOCAR COM SEUS AMIGOS, CLIQUE AQUI

 



 

EBOOK DE VIOLA CAIPIRA 45 CIFRAS COM TABLATURAS DIGITAIS - CLIQUE AQUI E ENTENDA

 


 

APRENDA VIOLA CAIPIRA GOSPEL E TOQUE AS SUAS MÚSICAS FAVORITAS, CLIQUE AQUI E VEJA  

 


 

JÁ BAIXOU MEU EBOOK DE VIOLA CAIPIRA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA MESMO AQUI

 


 

MOURÃO DA PORTEIRA (TONICO E TINOCO) COMO TOCAR NA VIOLA - PONTEADO

em 13 de abril de 2022

 

MOURÃO DA PORTEIRA (TONICO E TINOCO) COMO TOCAR NA VIOLA - PONTEADO

     Oi, que bom poder contar contigo mais uma vez aqui no Blogger, professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Hoje eu preparei uma aula para te explicar sobre a música Mourão da Porteira da dupla Tonico e Tinoco, numa versão totalmente instrumental, mas, calma aí, eu também vou te mostrar os acordes e o ritmo da música, caso você queira tocar e cantar essa moda, então, vamos lá!

MOURÃO DA PORTEIRA - ESCALA USADA NO SOLO:

     É legal que você conheça a escala que está sendo usada no solo, até mesmo para que você saiba o que você está fazendo dentro da música. Acima deixei a tablatura da escala de mi maior em terças, que é a escala que estaremos utilizando para o nosso ponteio. Pratique várias vezes descendo e subindo. A escala também vai te ajudar a memorizar melhor o solo. Perceba que aqui eu estou abordando apenas um dos desenhos dessa escala, mas, caso você queira se aprofundar melhor nesse assunto, no meu Método de Viola Caipira eu explico várias outras formas de fazer essa escala, clique aqui para conhecer!

MOURÃO DA PORTEIRA - INTRODUÇÃO:

     Bem, agora vamos começar pelo solo da introdução da música. Lembrando que a afinação da minha viola está em cebolão (Mi Maior) e o tom da música é Mi Maior também. Separei o solo em várias partes para facilitar. Inicie tocando nos primeiros dois paras as casas 4 e 5 quatro vezes.

     Na próxima parte toque uma vez nas casas 4 e 5, duas vezes nas casas 2 e 4, duas vezes na 2 e 0, vá para o segundo e terceiro par e toque nas casas 3 e 4. 

    Na outra parte ainda no segundo e terceiro par toque novamente uma vez nas casas 3 e 4, uma vez com os dois pares na casa 5, uma vez nas casas 1 e 2, e agora toque esses dois pares soltos. 

    Agora inicie com o segundo e o terceiro par solto uma vez, toque nas casas 3 e 4 também uma vez, toque novamente o segundo e o terceiro par solto uma vez, vá para o terceiro e quarto par e toque uma vez nas casas 1 e 2.

    Para finalizar a introdução toque no terceiro e quarto par nas casas 1 e 2 uma vez, agora no terceiro e segundo par toque nas casas 1 e 2 e em seguida toque solto, agora finalize tocando o terceiro e quarto par soltos. Essas notas finais todas uma vez cada. Acompanhe na tablatura:


 MOURÃO DA PORTEIRA - SOLO DA MELODIA CANTADA 1:

     Agora em vez de cantarmos a música vamos fazê-la ponteada. A primeira parte dessa melodia é idêntica ao início do solo anterior, basta repetir tudo até as casas 3 e 4 no segundo e terceiro par.

     Seguindo em frente, no segundo e terceiro par, toque nas casas 7, 6, 5 e 3 e 4, uma vez cada .

     Na próxima parte toque duas vezes nas casas 1 e 2, uma vez nas casas 4 e 5, uma vez os dois pares na casa 5, três vezes nas casas 3 e 4, duas vezes nas casas 1 e 2 e uma vez soltos. Todas essas notas no terceiro e segundo par. Veja:

  

 MOURÃO DA PORTEIRA - SOLO DA MELODIA CANTADA 2:

     Inicie tocando essa parte quatro vezes com os dois pares na casa 5, depois três vezes nas casas 3 e 4, uma vez nas casas 1 e 2, e duas vezes soltos, essas notas também todas no segundo e terceiro par.

     Agora toque no segundo e terceiro par nas casas 2 e 4, 1 e 3,  2 e 0 todas uma vez, e toque no segundo e terceiro par nas casas 3 e 4. 

     Na última parte toque quatro vezes nas casas 3 e 4, três vezes soltos, e uma vez nas casas 1 e 2. Até aí no terceiro e segundo par. Vá para o terceiro e quarto par e toque nas casas 1 e 2 e depois esses mesmos pares soltos, acompanhe na ilustração:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

     O ritmo da música é uma toada, e os acordes estão logo abaixo juntamente com a cifra da música. Caso você deseje tocar essa músicas cantando a letra, faça a introdução normalmente e vou deixar marcado logo abaixo as partes que são os contra cantos, assim, nas partes em que você não estiver cantando, você poderá preencher a sua canção, veja:


     Bem agora eu gostaria que você me respondesse qual está sendo a sua maior dificuldade no aprendizado da viola caipira. Deixe a sua resposta no campo dos comentários abaixo que eu estarei te respondendo e possivelmente eu também poderei estar preparando algum tipo de conteúdo baseado nisso para te ajudar. Um abraço e boas violas.

     MOURÃO DA PORTEIRA - VÍDEO AULA


MOURÃO DA PORTEIRA - CIFRA E TABLATURA

 



EBOOK DE VIOLA CAIPIRA 45 CIFRAS COM TABLATURAS DIGITAIS, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

 

APRENDA VIOLA CAIPIRA ONLINE COM UM MÉTODO COM UM AMPLO REPERTÓRIO E TÉCNICAS DE VIOLA PARA VOCÊ SE DESTACAR NA SUA RODA DE AMIGOS - CLIQUE AQUI E CONHEÇA!

 


 VIOLA CAIPIRA GOSPEL DESCOMPLICADA - CONHEÇA UM MÉTODO COM ESCALAS, VARIAÇÕES DE PAGODE, RITMOS COM UM REPERTÓRIO TOTALMENTE GOSPEL E MUITO MAIS! CLIQUE AQUI E VEJA!

 


JÁ BAIXOU MEU EBOOK GRÁTIS DE VIOLA CAIPIRA? NÃO? ENTÃO BAIXE AGORA MESMO AQUI!


 


VÍDEO AULA: A FLOR E O BEIJA-FLOR (HENRIQUE E JULIANO) COM CIFRA E TABLATURA

em 6 de abril de 2022

 

VÍDEO AULA: A FLOR E O BEIJA-FLOR (HENRIQUE E JULIANO) COM CIFRA E TABLATURA

     Olá, seja bem vindo, seja bem vinda a mais uma aula aqui do Blogger! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Nessa aula eu vou te explicar todos os passos para você aprender a tocar a introdução da música A Flor e o Beija Flor da dupla Henrique e Juliano, também vou te mostrar os acordes e o ritmo da música junto com a cifra que está logo abaixo. E ainda eu vou te deixar uma dica bônus que eu tenho certeza de que você vai gostar, então pegue a sua viola e vamos nessa!

SOLO DA INTRODUÇÃO - A FLOR E O BEIJA FLOR

     Só pra conferir a minha viola está afinada em cebolão (Mi Maior) e o tom da música está em Dó maior (Tom Original). Primeiro de tudo vamos posicionar na mão esquerda o acorde de Dó com nona (C9) conforme você pode ver na figura abaixo:


No início pode ser que seja um pouquinho difícil de você conseguir distribuir os dedos nas cordas, mas continue praticando até que você consiga com que o som das notas apareça claramente. Bem, você deverá tocar as casas em que seus dedos 

estão posicionados, ou seja, toque no quinto, quarto, terceiro e segundo par, separadamente.

     Agora para tocar as casas 8, 6, 5, 6 ligado fazendo uma beliscada, saindo da casa 5, passando pela casa 6 e voltando para a casa 5 (Tudo isso no segundo par), tente usar os dedos 4, 2 e 1 da mão esquerda conforme na ilustração abaixo:


      Lembrando que para melhorar o som do seu "ligado" mantenha fortemente pressionado o dedo 1 que está na casa 5 e não tire ele do lugar até terminar essa parte. Feito isso, toque na casa 4 do terceiro par, toque novamente na mesma casa e faça um arraste para a casa 6, veja:

     Agora você deve usar a mesma colocação de dedos da parte anterior, porém, agora as notas serão diferentes e estarão no terceiro par. Você deverá tocar na casa 6, 4, 3, e 4, fazendo novamente um ligado (Beliscada) da casa 3, passando pela casa 4, voltando para a casa 3. Note que é a mesma colocação usada anteriormente:


          Na sequencia você deverá tocar no quarto par a casa 3, novamente toque na casa 3 fazendo um arraste até a casa 5, toque novamente na casa 5 de depois disso toque no terceiro para a casa 4, acompanhe na tablatura:


     Para finalizar o solo, desça para os primeiros dois pares e agora toque nas casas 1 e 3, 3 e 5, 5 e 6 todas essas duas vezes cada. Quando você chegar nas casas 7 e 8, toque uma vez, toque novamente e faça  uma "beliscada" agora mantendo a nota na casa 8 do primeiro par. Já as últimas três notas faça um arraste no terceiro par da casa 11 até a casa 13 e toque no primeiro par na casa 13, fechou!

CONCLUINDO

     Bem, a cifra completa com a tablatura do solo e os acordes juntamente com o ritmo da música, está logo abaixo. Sobre a DICA BÔNUS, ela está no vídeo, vale muito a pena assistir, eu acabei não escrevendo sobre essa dica aqui pelo fato de que fica mais fácil de você entender assistindo ao vídeo.

 Agora para encerrar eu vou deixar uma pergunta e gostaria de que você me respondesse nos comentários. Qual está sendo a sua maior dificuldade no aprendizado da viola caipira? Escreva aí nos comentários a sua resposta que possivelmente eu poderei estar produzindo um material para te ajudar. Um abraço e boas violas!


VÍDEO AULA: A FLOR E O BEIJA-FLOR


A FLOR E O BEIJA-FLOR CIFRA COMPLETA COM A TABLATURA



EBOOK DE VIOLA CAIPIRA 45 CIFRAS COM TABLATURAS DIGITAIS CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!



APRENDA A TOCAR VIOLA CAIPIRA PELA INTERNET COM ESSE MÉTODO QUE VAI TE MOSTRAR TODOS OS PASSOS CLIQUE AQUI E CONHEÇA O CONTEÚDO



QUER UM MÉTODO DE VIOLA CAIPIRA ESPECIFICAMENTE GOSPEL? ENTÃO CLIQUE AQUI E VEJA O QUE EU TENHO PARA TE OFERECER

 


 

JÁ BAIXOU MEU EBOOK DE VIOLA CAIPIRA GRÁTIS? NÃO? ENTÃO CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!

 


 



 




Topo